Coaching para Crianças: é possível fazer?

Coaching para Crianças: é possível fazer?

Como hoje vemos no mercado se multiplicar diversos formatos de atuação do coach junto a diferentes nichos de mercado, resolvi trazer um pequeno debate sobre o Coaching para Crianças: será que é possível fazer?

Motivos

Alguns motivos e benefícios que o Coaching para Crianças proporciona:

  • Estruturar melhor divisão e gestão do tempo, ajudando a criança a reconhecer tempo que gasta no cumprimento de tarefas importantes da sua rotina: estudar, ir à escola, fazer as tarefas de casa, estudar para provas, descansar, higiene, alimentação
  • Estimular a criança a criar uma rotina, como uma rota de ação a ser vivenciada rumo ao seu objetivo (ex: estruturar uma rotina com foco em passar de ano sem ficar de recuperação, deixando claro o que ela precisará para concretizar este objetivo)
  • Desenvolver um mindset voltado a aprendizados, entendendo o erro como parte do acertar, como teste hipóteses/possibilidades de caminhos até alcançar melhores resultados
  • Provocar ela a refletir sobre consequências de suas escolhas, ações, de modo a contribuir para que ela encontre melhores soluções para situações do seu dia a dia
  • Desenvolver maior autonomia, independência, resiliência e senso de responsabilidade na resolução de problemas e alcance de seus resultados.

Coach x Psicólogo x Pedagogo

É muito importante falarmos que o trabalho do coach em nenhuma hipótese substitui o trabalho do psicólogo e pedagogo infantil. É fundamental entender que o trabalho do coach deve caminhar em parceria com o destes outros profissionais, uma vez que cada um tem foco num diferente aspecto do desenvolvimento da criança.

Psicólogos infantis atuam auxiliando a criança e suas famílias com os seguintes objetivos:

  • Promover redução de sofrimento emocional frente a eventos traumáticos de vida pessoal ou na sua trajetória escolar
  • Reconhecer e tratar quadros de enfermidade psicopatológicos de ordem emocional, cognitivo, comportamental (ex. transtornos de ansiedade, depressão, transtornos de personalidade, transtornos de espectro autista, déficits cognitivos, etc)
  • Promover orientação dos pais para realização de práticas parentais positivas e que estimulem o desenvolvimento da criança, sua autonomia, aprendizado positivo, monitoramento positivo.
  • Investigar padrões e conexões entre situações, pensamentos, emoções e comportamento da criança e propor trabalho terapêutico de forma a reduzir o sofrimento dela, melhor adaptação a novas situações desafiantes, melhor inserção social e treinamento de habilidades sociais.
  • Trabalhar orientação vocacional com crianças (conhecer as ocupações e profissões) e adolescentes em idade de 1a escolha vocacional.

Já o trabalho do pedagogo envolve as seguintes ações na escola e junto a professores e alunos:

  • Desenvolver projetos educacionais para promover profissionalização e desenvolvimento dos educadores.
  • Atuar como Coordenador, supervisor, liderando sistemas educacionais
  • Implementar, planejar, e acompanhar a qualidade e o desenvolvimento do ensino.
  • Auxiliar o corpo docente estimulando maior criatividade na aplicação das disciplinas, implementar técnicas de estudo, buscar a integração da escola com a comunidade.
  • Organizar os métodos de ensino, estimulando inovação, formação de grupos de professores competentes e motivados e promoção de ensino moderno e referencial.
  • Construir e qualificar equipes de ensino.
  • Orientar estudantes em processo de aprendizagem, utilizando-se de métodos psicológicos (não restritos à psicólogos) e pedagógicos.
  • Promover Orientação vocacional e auxiliar de modo instrutivo e reflexivo jovens na 1a escolha profissional.

Considerações Finais

A partir do que foi pontuado acima, fica melhor entendido o escopo de atuação de cada profissional junto à criança, família e escola. Coaches, psicólogos e psicopedagogos devem cada vez mais conhecer e ter clareza do escopo de atuação de cada profissional de modo a respeitar reciprocamente suas práticas e promover ações conjuntas para potencializar os benefícios, aprendizados e transformações na criança durante seu desenvolvimento.

Coaches podem ser ótimos parceiros dos psicólogos no fortalecer de estratégias e continuidade de treinamento de habilidades sociais, autonomia, independência, atuando no nível mais específico. É importante entender que o Coach deve atuar para potencializar os resultados, promover o poder de ação da criança, mas cabe ao psicólogo cuidar do sofrimento emocional, de questões atitudinais, comportamentais, no sentido de promover saúde psíquica, emocional e melhor inserção/interação social.

Por outro lado, coaches podem ser ótimos parceiros de pedagogos que propõem estratégias de otimização de ensino/aprendizados. O coach atuará no nível específico, gerando metas a partir dos objetivos de aprendizados proposto pela escola e pedagogo, estimulando a criança a realizar pequenas porções diárias de tarefas e comprometimento com seu processo de aprendizado, auxiliando na estruturação de rotina de estudos e incentivando a comemorar cada meta alcançada para promoção de uma criança motivada, resiliente aos desafios da sua jornada de desenvolvimento e escolar

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