5 estágios da Mudança

5 estágios da Mudança

Hoje proponho para você uma reflexão importante sobre quando passamos momentos difíceis em nossas vidas, sob a ótima da psicologia, mais especificamente da teoria dos 5 estágios da MUDANÇA

Estes 5 estágios foram estruturados a partir da referência da teoria do Luto da autora Elizabeth Kübler-Rossa, proposto no seu livro “Sobre a Morte e o Morrer”. São os mesmos 5 estágios do Luto propostos por ela, sendo o morrer e renascer visto como etapas da vida e que acontecem várias vezes ao longo da nossa vida. São eles:

  • NEGAÇÃO: quando você NÃO ACREDITA, ou mesmo não quer entrar em contato com o que está acontecendo naquele momento, com as perdas, desafios e limites envolvidos na situação
  • RAIVA: a raiva é a manifestação de ENERGIA DE VIDA, de CONTINUIDADE, de LUTA, de ENFRENTAMENTO. Quando vivemos a raiva ela traz por trás dela a sua vontade de que aquilo ou continuasse, ou se realizasse, ou que tudo tivesse um outro final, ou que você não tivesse as perdas que a situação traz. Ela também pode sinalizar o sentimento de impotência diante da situação.
  • BARAGANHA: é quando você tenta NEGOCIAR, buscar saídas alternativas para que aquilo tenha um desfecho diferente, usando todas as suas “armas”, mas ainda assim a situação coloca você para lidar com a finitude, com o parar, com as limitações e perdas envolvidas.
  • DEPRESSÃO: é o momento em que você cai em TRISTEZA plena, em vivenciar as emoções envolvidas naquele estágio de mudança, em vivenciar genuinamente os sentimentos envolvidos com as perdas e limitações envolvidas. Isso não quer dizer que você está acometido da enfermidade, mas sim vivenciando um estágio, que será vivido, digerido e mais adiante superado.
  • ACEITAÇÃO: é quando você entra em conexão com o ACEITAR, com a GRATIDÃO e com o PERDÃO (de si mesmo e do outro). É um estágio entendido como PURIFICAÇÃO, quando você se permite quebrar e liberar toda e qualquer incômodo, angústia, raiva, tristeza, para entrar num estágio de fortalecimento e preparação para um novo momento de vida e carreira.

A proposta da leitura é que você possa aumentar sua percepção destes momentos e potencializar estratégias de enfrentamento, bem como respeitar o seu tempo para vivenciar, ultrapassar e superar cada um deles. No próximo artigo, falaremos sobre os 5 estágios da Mudança e momentos mais desafiantes de vida e carreira para que possa ampliar sua reflexão.

Coach de Carreira, Psicóloga
MAMTRA – Programa de Coaching de Realização Pessoal e Profissional
11 97664-1629
contato@mamtra.com.br

Deixe seus comentários. VOCÊ é muito importante por aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...