COMO COACHING E PSICOTERAPIA PODEM JUNTOS MUDAR SUA VIDA

COMO COACHING E PSICOTERAPIA PODEM JUNTOS MUDAR SUA VIDA

Este artigo surgiu a partir de uma dúvida frequente de muitas pessoas que me procuram ou já são clientes atuais: é possível fazer coaching e psicoterapia ao mesmo tempo? Para que eles servem e como que eles podem me ajudar?

As pessoas costumam a procurar uma ajuda profissional quando estão com algum tipo de incômodo ou estão com dificuldades em superar um desafio ou atravessar um momento difícil. Mas será que estes incômodos podem ser tratados por qualquer profissional? A resposta categoricamente é NÃO.

A depender do que você esteja vivenciando no seu momento, pode ser importante procurar um médico, um psicólogo, um coach, um mentor, um sacerdote, um professor ou outro profissional especializado. Mas o ponto importante aqui é: é preciso ter clareza da sua questão para poder melhor direcionar seus esforços na busca de ajuda, alinhada ao que você necessita no momento, inclusive ações multidisciplinares em conjunto. Iremos aqui nos ater a explicar como o coaching e a terapia podem juntos contribuir para mudar sua vida.

COACHING

O coaching é uma metodologia de ação e resultado. Pessoas que fazer coaching buscam esta metodologia porque querem alcançar mais e melhores resultados de forma assertiva. Muitas vezes, elas sozinhas não estão chegando onde querem, seja porque não conseguem se organizar, ou por não conseguirem direcionar foco e poder de ação para atingir suas metas, seja porque não sabem por onde começar, seja porque são diversas suas possibilidades de escolha.

E isto significa dizer que elas, ao longo do processo, vivenciam reflexão, estruturação de ideias e recursos para entrarem em ação rumo ao que desejam alcançar, mudar, transformar, realizar. Elas têm poder de ação preservado e ativam ele para realizar o que precisa ser feito para alcançar seus resultados.

Mas, muitas vezes, nós coaches recebemos pessoas que até querem muito mudar algo em si mesmas (ex: emagrecer, autoimagem, comunicação, relacionamentos, etc), mas se deparam com aspectos extremamente limitadores (mentalidade, comportamentos, vícios, compulsões, etc), conscientes ou inconscientes, que lhes paralisam e lhes roubam o poder de ação.

Quando isto acontece, se elas entram somente num processo de coaching podem até mesmo piorarem em seus sofrimentos psico-emocionais relacionados às transformações e resultados que querem realizar, por aumentarem seus níveis de frustração ao não conseguirem entrar em ação. E aí é que entra a psicoterapia como estratégia complementar de alto impacto.

PSICOTERAPIA

A psicoterapia é uma poderosa estratégia de autoconhecimento, promoção de inteligência emocional, tomada de consciência de padrões repetitivos e autossabotadores. Ela ajuda você a lidar melhor com suas emoções, se conhecer melhor, trabalhar conflitos internos e estratégias de enfrentamentos não assertivas, assim como apoia você a encontrar novos sentidos para sua vida, para suas realizações, ressignificar experiências difíceis, superar perdas e mesmo situações traumáticas.

Para que tudo isso seja possível, é parte desta jornada a flexibilização de pensamentos reestruturação cognitiva, liberação emocional, treino progressivo de habilidades que, como consequência, leva você a experienciar mais bem estar, emoções agradáveis, mudar sua relação com você mesmo, com os outros e visão de mundo, assim como resgatar seu poder de ação.

Sendo assim, é possível perceber que, quando coaching e psicoterapia caminham juntos, você tem a oportunidade de otimizar o seu processo evolutivo e assertividade de ação e resultados. Isso muda a sua vida para muito melhor, por promover maior efetividade de suas ações, maior realização, bem estar, satisfação, maior desfrute, plenitude e felicidade.

Em psicoterapia, você deve focar trabalhar tudo que for relacionado aos aspectos psicoemocionais, que lhe provoca sofrimento: desregulação emocional, paralisia de ação, distorções perceptivas das situações e pessoas, traumas, conflitos e autossabotagens.

Já no coaching, você deve focar na identificação do que você quer realizar/mudar/transformar/alcançar, quais recursos, passos e ações são necessárias ao alcance deste seu objetivo de processo, deve estruturar planejamento e rota de ação com metas parciais progressivas, monitorar de seus resultados e efetivamente entrar em ação para que seu resultado se torne realidade.

A única ressalva que faço, caso você queira fazer coaching e psicoterapia juntos é que seu(a) coach e seu(a) psicólogo(a) sejam profissionais diferentes, mas que caminhem juntos como parceiros. Esta parceria torna o seu processo mais rico, assertivo e efetivo.