COACHING E RECOLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

COACHING E RECOLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

O coaching , por ser uma metodologia de ação e resultado , é uma excelente estratégia para quem está buscando novas oportunidades no mercado de trabalho, seja como CLT, ou mesmo partir para atuar como autônomo, freelancer ou empreender.

No 1° momento,  o coach investiga o quanto o coachee se sente ou não preparado para sua recolocação, tanto tecnicamente como comportamentalmente, de modo a ficar claro para ambos o estado atual deste profissional e o que precisa ser trabalhado ao longo do processo de coaching.

Importante lembrar que o coaching não é em si um trabalho de recolocação. Quando se contrata um coach com este objetivo de processo, é importante que o cliente tenha clareza que este profissional irá provocar reflexões, tomadas de consciência de seu estado atual e estado desejado, fornecer-lhe ferramentas de autoconhecimento e prospecção de oportunidades, prepará-lo para melhor se sair em entrevistas. Mas é fundamental deixar claro que é missão do cliente entrar em ação e colocar em prática este arsenal de estratégias que o coaching fornece. Com ação, com resultados, sem ação, se resultados.

Neste sentido, o coaching ajuda muito bem o profissional a:

  • Repensar sua carreira de modo integrado com seus objetivos de vida, critérios de felicidade, plenitude e necessidades de realização;
  • Conhecer mais o seu perfi, suas habilidades, competências, bem como estruturar uma linha do tempo de sua jornada profissional;
  • Fazer o cliente tomar consciência de seus aprendizados e resultados gereados ao longo de sua carreira até ali;
  • Atualizar seu currículo, linkedin e ativar plataformas de oportunidades e vagas
  • Prepará-lo para ser mais assertivo nas entrevistas;
  • Conscientizá-lo da importância de encarar um período de transição e programar as finanças x gastos pessoais e da família;
  • Fortalecer sua resiliência e desenvolver sua inteligência emocional para lidar melhor com expectativas, frustrações e eventuais negativas ao longo da jornada;
  • Identificar contatos-chave x objetivo em seu networking de modo a otimizar sua recomendação em empresas que sejam do seu interesse.