Coaching x Aconselhamento

Coaching x Aconselhamento

Este artigo se propõe a esclarecer as diferenças e semelhanças entre os conceitos de Coaching e Aconselhamento, de modo que você possa reconhecer qual deles melhor se conecta com as suas necessidades atuais e direcionar sua busca por um profissional qualificado.

COACHING

O Coaching é uma metodologia voltada a ação e resultados. Neste sentido, o coach provoca o coachee a reconhecer qual se estado atual, identificar suas dificuldades atuais e o que ele precisa fazer para alcançar o estado desejado que se propõe.

Por este enfoque é uma metodologia com foco temporal no presente e futuro, com objetivo de promover transformações, seja de resultados, produtividade, comportamentais, atitudinais, estilo de vida, posicionamento de carreira, entre outros.

As três perguntas que não podem ser esquecidas ao longo de um processo de coaching são: ” O quê? Como? Quando?”.

Por ser uma metodologia diretiva e voltada a ação, ela propõe um trabalho com tempo determinado, com início, meio e fim, focando em demandas específicas, um objetivo por vez preferencialmente.

Foca em soluções de problemas e em dar direcionamento, foco, ajudando o cliente a construir sua rota de ação para fazer o que precisa ser feito rumo ao resultado desejado. As soluções propostas ao longo do processo são uma co-criação entre coach e coachee, a partir de diferentes ferramentas, partilha de experiências, feedback, ausência de julgamento e alavancagem.

ACONSELHAMENTO

No processo de aconselhamento, o cliente é convidado pelo conselheiro a desenvolver uma atitude reflexiva para compreender as causas da sua problemática atual. É proposto um voltar-se para o passado no sentido de entender o ponto de partida da situação-problema, assim como identificar quais dificuldades envolvidas no processo.

As perguntas chaves num processo de aconselhamento são: “Por quê? Quais possibilidades mais assertivas?”.

Neste sentido, por promover no cliente uma atitude de entendimento de como questões pessoais interferem nas situações, esta metodologia não necessariamente propõe um tempo de trabalho pré-definido, sendo variável o número de sessões para cada cliente, assim como podem ser feitas sessões avulsas para questões pontuais.

É uma metodologia que faz o cliente refletir como ele pode agir assertivamente frente às situações e desafios, oferecendo o conselheiro seu know-how técnico, referências contextualizadas, feedbacks, também num espaço sem julgamento.