Como você lida com a Incerteza?

Como você lida com a Incerteza?

Em tempos de greve dos caminhoneiros, um debate passou a fazer parte das rodas de conversas de amigos e familiares: como lidar com a Incerteza.

Mas ela, em verdade, faz e sempre fez parte da caminhada humana. Mas por que então nos sentimos neste momento tão próxima a ela e tão ameaçados.

Ser Humano x Imprevisibilidade

O ser humano é o único animal que pensa, se preocupa e se afeta a respeito da imprevisibilidade dos acontecimentos. Isso faz com que nos deparemos com o sentimento de impotência por não conseguir solucionar, resolver, solucionar tudo e por perceber que algumas situações vão muito além das nossas cabeças e capacidades individuais de “dar jeito” numa situação-problema.

Experienciar o não saber o que está por vir, o não saber o que pode acontecer nos próximos dias e horas nos faz ativar nosso sistema límbico e potencializar a ansiedade. Por sentir-nos ameaçado pela falta de certeza, temos nosso sistema de luta x fuga ativados, fazendo com que tenhamos pensamentos, vivenciemos emoções ruins de medo e outros compatíveis, bem como ajamos no mundo de acordo com o quanto nos sentimos ameaçados frente à situação de incerteza.

O outro lado da Incerteza

Mas existe um outro lado desta história toda. O lado de perceber o que há de diferente, positivo, a partir do deparar-se com a incerteza. Para muitos, trazer esta reflexão é mais um motivo de piada. Mas a realidade mostra que não.

Muitas pessoas, nesta última semana, despertaram para o senso de oportunidade que existe ao lidar com a incerteza. Despertaram para perceberem novas formas de fazerem as coisas em casa, no trabalho, novos caminhos a serem feitos, a pé ou de bike, propondo uma ruptura com seus automatismos mentais, emocionais e comportamentais.

Contribuições da Incerteza

Esta ruptura verdadeiramente é algo extremamente positivo e que se tornou realidade para aquelas pessoas que se propuseram, diante da incerteza, questionar “o que posso fazer para lidar da melhor forma com tudo isso? O que posso fazer de diferente para superar a adversidade deste momento?”

Elas se propuseram olhar para a realidade com olhos voltados para soluções e aprendizados. E lá sim elas encontraram saídas momentâneas para experienciar a imprevisibilidade de forma diferente, positiva, proativa, experimentando novas possibilidades de agir e viver, apesar das limitações que se apresentam naquele momento para elas.

O que fazer para lidar com a Incerteza?

Para poder lidar melhor e de forma mais serena com a incerteza é preciso primeiramente acolher ela. Mudar de ponto de vista e percebê-la não como uma ameaça, mas como uma janela de infinitas oportunidades a serem conectadas e exploradas, de modo a proporcionar quebra nos automatismos e novas formas de ser, fazer, resolver e viver as situações

E você? Como está lidando com a incerteza e imprevisibilidade? O que tem feito e aprendido neste tempo de interessante e positivo? Como tem dito “sim” para acolher a incerteza e visualizar novas formas de ser, fazer e agir no seu dia a dia?