Desafios da Continuidade

Desafios da Continuidade

Eu gosto muito e abordar este tema quando falamos de coaching, mudanças cognitivo-comportamental, trabalho de crenças e geração de novos hábitos.

Especialmente porque muitas pessoas que procuram o coaching ou a psicoterapia ainda pensam e chegam nos atendimentos iniciais com expectativas de “tenho certeza que o coach / terapeuta vai me mostrar / dar o caminho” .

Coach = Guia

A grande verdade é que o coach é um guia, um facilitador de processo. Ele não falará para você “faça assim, este é o jeito certo”. Um mentor até pode vir a fazer isso, por ser um especialista numa área, num conhecimento específico e que irá compartilhar as experiências, estratégias e técnicas que com ele funcionou. É uma outra metodologia de trabalho.

Um bom coach segue por outra estratégia. Ele fará boas perguntas, aplicará ferramentas, de modo que você possa pensar alternativas, visualizar cenários, perdas e ganhos, para você entrar em contato com a sua verdade, com o que faz sentido para você. Em seguida, conduzirá você para a alavancagem, ou seja, provocará você a propor ações a partir dos insights que você tem sobre uma determinada questão trabalhada no seu processo.

Ok, até aqui falamos do processo, da condução, do durante. Mas a proposta deste artigo é pensar na melhoria contínua, na continuidade. Este é um desafio em tanto para os que encerram trabalhos de coaching.

Uma filosofia de vida

Eu costumo sempre sinalizar aos clientes e curiosos sobre o coaching de que fica mais fácil entender a importância da continuidade quando você assimila o coaching como uma filosofia de vida. Isto é, quando você entende que fazer coaching é passar por um processo que, além de provocar em você inúmeras transformações, mune você com ferramentas e estratégias de enfrentamento que você levará para a vida toda para ajudar-lhe a ultrapassar novos desafios a cada momento que eles surgirem ao longo da sua vida e carreira. Sendo assim, o coaching é um estilo de vida, uma filosofia prática voltada a busca das melhores soluções e resultados a cada situação que você vivência.

A continuidade exige:

  • Disciplina: para manutenção de novos comportamentos e atitudes até que eles automatizem como hábitos
  • Mudança efetiva de Mindset: ou seja, reprogramar o seu mental do modo reativo (crítico destrutivo, vitimista, negativo, paralisado) para o ativo (focado em soluções, positivo, em ação, e que contribui com críticas construtivas / agregadoras)
  • Resiliência: é a sua capacidade de seguir em frente e buscar ajustes, melhoria contínua na sua caminhada, apesar de tudo e todos,  por mais difícil que o momento possa parecer. Especialmente para aqueles que entendem que ao acabar o processo de coaching já está tudo resolvido e “curado”. A cura, a solução, é exatamente o entendimento de que você mesmo pode a partir de hoje promover sua melhoria contínua, ajustes sempre que preciso for, responsabilizando-se pela sua jornada.
  • Tempo das coisas: especialmente para aqueles que fazem mudanças radicais, como por exemplo deixam de atuar como CLT para tornar-se empreendedor. Ser empreendedor vai muito além de ter um site, uma fãpage e instagram, um logotipo, apresentação comercial, cartões de visita e um CNPJ. Exige ATITUDE, mudança de mindset , AÇÃO e MELHORIA CONTÍNUA, entendimento de que todo negócio tem seu tempo de maturação (até 5 anos a depender do nicho) e que os resultados dependem diretamente da intensidade dos seu empenho, esforços, investimentos efetivos e…repetir, praticar, repetir, ajustar, repetir, praticar, avaliar, monitorar, repetir, repetir, insistir, persistir….até que os resultados chegam para você.

Acha muito? Dá um saque na trajetória dos grandes ícones, grandes nomes de sucesso nas diversas áreas do conhecimento e pesquisa como foram suas jornadas pessoais e profissionais. Tenho certeza que tem muita história boa para aprender e assimilar a partir deles.

Não tem mágica, é simplesmente isso. Fazer o que precisa ser feito, todos os dias, apesar de tudo e todos à sua volta. Isso é continuidade.