Você deve ouvir muito falar por aí o quanto os coaches se utilizam, nos processos de coaching, de ferramentas para aprimorar resultados, performance, alcançar objetivos entre outros quesitos desejados pelos clientes. Mas afinal, o que são as ferramentas de coaching?
Como o nome em si já sugere, ferramentas de coaching tem por objetivo auxiliar o cliente a ajustar, alinhar, consertar ou superar alguma dificuldade/obstáculo que ele esteja encontrando na sua caminhada, seja pessoal, de negócio, de carreira, entre outros enfoques, mas que sozinho ele não está conseguindo resolver aquele problema / incômodo.
Falando mais tecnicamente, as ferramentas de coaching são um conjunto de estratégias, métodos, técnicas que os coaches se utilizam para ajudar seus coachees (clientes) na:
- Tomada de Consciência: reconhecimento de seu estado atual, pontos críticos , de incômodos, fraquezas e ajuste.
- Estruturação e visualização: para que o coachee possa se conectar com o que quer ser, qual realidade deseja viver e criar para si, de modo que o fazer, ter e realizar surjam como consequência e fluidez.
- Geração de evidências: de modo que o coachee encare a realidade de frente, tanto aspectos positivos dela, como pontos a serem superados
- Construção de Metas e Objetivos: para que o cliente consiga construir metas alcançáveis, estimulantes, para que ele tenha motivos para se colocar em ação.
- Identificação de Habilidades e Competências: como estratégia de autoconhecimento, apropriação de suas capacidades e potencialidades.
- Aprendizados de novas habilidades: com intuito de aprender novas formas de pensar, agir e comportar-se alinhado aos seus objetivos de vida, carreira e negócios.
- Gestão e monitoramento: fundamental para que possa melhor usufruir do seu tempo com qualidade, gerar melhoria de processos, comunicar-se e agir com assertividade, bem como lidar com suas emoções e não deixar que as mesmas comprometam à qualidade das suas entregas.
São inúmeras as ferramentas e elas são estruturadas de acordo com as necessidades específicas dos clientes, ainda que existam muitas bastante conhecidas no mercado, como a Roda da Vida, o Road Map, entre outras.
A ideia não é simplesmente respondê-las e colocá-las em prática, mas sim ajudar o coachee na tomada de consciência do que precisa ser feito/ajustado, assim como direcionar ele na sua conexão com seus pontos de aprendizados, busca de sentido e propósito, melhoria de performance e produtividade, reestruturação e ressignificação de mindset, crenças, atitudes e comportamentos, e prática da continuidade.
Mas é muito importante ressaltar que elas não são feitas aleatoriamente pelos coaches. São estruturadas com base em referenciais teóricos da administração, engenharia, psicologia, neurociência, entre outros campos científicos, sempre objetivando levar para o coachee as melhores práticas e técnicas dentro do que ele tem como objetivo de processo e desenvolvimento.
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