Qual a importância em trabalhar o Autoconhecimento

Qual a importância em trabalhar o Autoconhecimento

Hoje nosso artigo tem um sabor especial: a contribuição direta de alguns queridos clientes. Isso porque quando eu decidir abordar esta temática eu logo pensei que seria muito interessante falar não só do que acredito, do que vejo de transformação neles clientes, mas sim que eles mesmos trouxessem isso como pontos significativos e que possa conectar com outras pessoas que queiram investir nas suas jornadas de autoconhecimento.

Mas antes de citar o que eles contribuíram aqui para este artigo, houve um outro ponto motivador deste artigo: um texto pra professora universitária Ruth Manus escrito no Estadão e que tem rodado as redes sociais falando sobre o DETOX.

Detox

Achei interessante o ponto em que ela sinaliza: “Detox vem da ideia de desintoxicar, tirar do corpo tudo o que não lhe faz bem. Louvável, sem dúvida nenhuma. Mas o problema começa quando as pessoas resolvem achar que duas garrafas de suco verde são a milagrosa solução para melhorar suas vidas.”

Isto realmente vale muito quando pensamos em termos de pensamentos e comportamento. Uma coisa é você entender a importância de pensar positivo, seja em termos energéticos para conectar-se e atrair coisas e pessoas que de fato valham à pena para sua vida e carreira, assim como em termos cognitivos para configurar um mindset voltado a solucionar problemas, a enfrenta-los, e não a paralisar diante deles.

Sendo assim, fazer um Detox cognitivo comportamental envolve eliminar péssimos pensamentos, hábitos, atitudes, construir e consolidar pensamentos e comportamentos positivos, voltados a enfrentar e solucionar positivamente os problemas que vivenciamos no nosso dia a dia, sejam eles de vida ou carreira

Uma outra passagem que ela comenta e que muito faz sentido quando falamos de autoconhecimento é:  “é ilusão achar que a mudança vem de fora para dentro. Que a felicidade e a saúde cabem em embalagens plásticas com códigos de barra. Produtos podem ser ótimos coadjuvantes nessa busca, mas a verdadeira mudança é só o protagonista quem faz.”

Autocomprometimento

Isto me faz pensar em muitas pessoas que procuram o coach, consultores, especialistas, personal trainers, médicos, nutricionistas, e outros tantos profissionais visando concretizar suas transformações. Mas elas esquecem de um fator decisivo neste processo: autocomprometimento. Veja seguinte equação do sucesso:

15% conhecimento: envolve o aprendizado de informações sobre o que você deseja mudar/transformar

25% habilidades: prática e repetição, usando o conhecimento adquirido

60% atitude : ação, autocomprometimento e continuidade

Esta equação está exatamente sinalizando que, você pode fazer todos os cursos do mundo, investir em infinitos processos de coaching, terapia, consultorias especializadas, etc. Mas se você não tiver atitude para colocar em ação tudo o que aprendeu, vivenciou, treinou por um tempo, simplesmente você permanecerá no mesmo lugar, na sua zona de conforto.

Palavra de quem topou o desafio do autoconhecimento

E é por isso que hoje eu proponho você se conectar com 2 depoimentos de pessoas queridas que arriscaram fazer diferente. Confira:

Autoconhecimento é justamente a ferramenta que você tem para ser feliz. Para você se livrar de tudo o que é ruim e fazer coisas que você percebe que é certo e melhor para você. Para identificar quais são as suas frustrações reais e de onde exatamente eles vêm. Se você não sabe de onde vem, você não sabe o que remediar.” (E.C.S)

O autoconhecimento fez e está fazendo uma diferença em minha vida, não só no aspecto profissional, que foi o que me levou a procurar a coach, mas também no aspecto pessoal. O autoconhecimento nos motiva a querer sempre melhorar, buscar estratégias para obter mais sucesso e ver nossa própria evolução. Essa sensação que estamos evoluindo é muito gratificante, nos torna mais positivos e mais capacitados para enfrentar obstáculos.” (D.M.)

O que você ganha com o autoconhecimento

Resumindo o que elas trouxeram de contribuição para nós, o trabalho de autoconhecimento permite:

  • Identificar pontos fortes para potencializá-los e pontos de melhorias para fazer os ajustes necessários;

  • Conhecer o seu perfil e o perfil de com quem nos relacionamos para gerar resultados e relações mais assertivas, mais saudáveis e com maior satisfação;

  • Identificar pessoas que fazem e que não faz bem a você;

  • Identificar o quanto você está disposto a investir na vida e carreira que quer;

  • Encontrar motivos e sentido para o que fazemos no nosso dia a dia;

  • Reconhecer se é hora de ajustar ou mudar de rota, relações, ambientes, trabalho;

  • Traçar estrategias e colocá-las em prática para alcançar os resultados que deseja;

  • Para identificar suas preferências de trabalho, ambientes, escolhas profissionais ou mesmo se você se identifica mais com trabalhos CLT ou PJ ou freelancers.

Sendo assim,  tenho que realmente concordar com a Ruth Manus quando termina seu texto falando “E pra fazer detox na vida é preciso coragem. Coragem para mudar, para arriscar, para romper, para fechar ciclos que há muito tempo deveriam ter terminado.”

Eu complemento dizendo que fazer qualquer processo de autoconhecimento e transformação é para pessoas que percebem o quanto permanecer na sua zona de conforto, na inércia, gera um custo alto de saúde integral para sua vida e carreira.

Autoconhecimento é de fato para pessoas determinadas e corajosas, que não têm medo de pedir ajuda quando necessário , seja qual for o tipo de ajuda, e de ajustar seus comportamentos, atitudes e pensamentos quando pretender subir mais 1 degrau em seu processo evolutivo.

Não tenha medo de arriscar. Somente quando propomos ações diferentes conseguiremos resultados também diferentes. Comece já o seu Detox de vida e carreira.