Hoje vamos falar de uma proposta de coaching que muito é praticado, mas poucos sabem que se tratam deste conceito: o Coaching Ontológico.
Origem
O nome tem origem na palavra Ontologia, que significa estudo do sentido do ser, da natureza da existência, segundo o filósofo Heidegger. Sendo assim, este modelo de coaching propõe para o coachee um trabalho focado na sua reconexão com a sua essência e sentido da sua existência. Como consequência, é um processo de coaching muito rico em ferramentas de autoconhecimento.
O processo
O cliente que vivencia um processo de coaching ontológico é convidado a praticar ferramentas e técnicas que permitam ele entrar em contato com seus valores, características da sua essência, reconhecimento de seu propósito, muitas vezes envolvendo um verdadeiro resgate identitário como benefício principal do processo.
Muitos profissionais que atuam com o life coaching desenvolvem o trabalho de coaching ontológico. Mas é fato que estes profissionais terminam optando por uma linguagem que diretamente se conectem com as necessidades dos seus clientes: life coaching, coaching de vida, coaching de ressignificação entre outros nomes, facilitando o entendimento do foco de trabalho a ser realizado.
Benefícios
Ao longo do processo, o coach convida o coachee a ampliar sua visão e interpretações que o ele faz sobre si, sobre os outros e sobre o mundo como material de base para entender como ele se relaciona e age no seu dia a dia
É um processo riquíssimo em autoaprendizado e que faz o coachee potencializar seu poder de ação para superar seus obstáculos e dificuldades a partir de novas ações e ressignificação tanto das suas crenças como de suas relações.
Leia também...
Psicóloga e Coach de Carreira
MAMTRA – Psicologia, Coaching e Desenvolvimento Humano
Psicoterapia, Coaching, Mentoria, Consultoria em Desenvolvimento Humano
Treinamentos, Palestras, workshops, cursos
+55 11 97664-1629
contato.mamtra@gmail.com