O que faz seu dia valer a pena e você ser mais feliz?

O que faz seu dia valer a pena e você ser mais feliz?

Costumo trabalhar com meus clientes de coaching a ferramenta “Diário de Bordo”.  Cada pessoa ao final do seu dia, seja logo ao chegar em casa, antes de dormir, precisa apenas responder as seguintes perguntas:

Diário de Bordo

  1. Por que valeu a pena viver o dia de hoje? O que você deseja agradecer (pelo menos 3 coisas, situações, pessoas, etc)? Quanto de 0 a 100% seu dia valeu a pena? Por que?
  2. Se você pudesse voltar no tempo e mudar algo que tenha acontecido hoje, o que você mudaria? Como você gostaria que fosse?
  3. Descreva 3 ações que você vai realizar no dia de amanhã.

Benefícios e Transformações

Parece um exercício banal, mas que faz toda a diferença no decorrer do processo de coaching porque ele gera os seguintes indicadores de monitoramento:

  • Registros diários de mudanças de humor.
  • Indicador e registro de nível de satisfação e realização diários.
  • Realizações diárias e reconhecimento do seu poder de ação para potencializá-lo cada vez mais.
  • Ao pensar 3 ações para colocar em prática no dia seguinte faz você exercitar diariamente sua capacidade de realizar coisas e melhoria contínua.
  • Reconhecer as coisas boas que lhe acontecem ao longo de um dia, semana, meses e anos, viabilizando sua mudança de mindset reativo para ativo e positivo.
  • Potencializa sua autopercepção , seja de como se sente, pensamentos, pontos de melhoria a serem ajustados, favorecendo assim tomadas de decisões mais assertivas.
  • Exercitar o Poder da Gratidão, devolvendo ao universo todas as coisas boas que lhe acontecem agradecendo de forma genuína e potencializando o ciclo da abundância e prosperidade em sua vida.

Outras perguntas de aprofundamento para verificar seu grau de satisfação, felicidade, realização após um dia ou mesmo semana de trabalho são:

Quantas tarefas , atividades você entregou esta semana, sejam elas no profissional ou no pessoal?
Divulgou seu trabalho nas redes sociais, pessoalmente e via email?
Quantos clientes você entrou em contato e enviou proposta?
Quantos clientes você fechou negócio?
Fez atividade física? Quantos dias?
Sente-se emocionalmente arrasado, esgotado ou satisfeito com suas realizações?
Permitiu-se pausas para lazer e descanso ou focou somente no trabalho?
Deu atenção à família ou focou somente no trabalho?
Alimentou-se bem ou comeu a primeira coisa pela frente? Ou deixou de comer?


Se as respostas que você der sinalizarem mais itens positivos, mais entregas e fazer você se sentir satisfeito, realizado, ela valeu a pena. Se você ao terminar este quis se sentir arrasado, é sinal que ajustes precisam ser feitos na sua organização, gestão do tempo ou mesmo nas suas escolhas de vida e carreira. 

Pense nisso! Se você ainda não se fez estas perguntinhas, aproveita e começa a partir de hoje mesmo a exercitar isso na sua vida e carreira.