ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: Vocacional, Transição, Mudança, Ressignificação de Carreira

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: Vocacional, Transição, Mudança, Ressignificação de Carreira

A Orientação Profissional, mais conhecida leigamente como Orientação Vocacional, é uma das diversas linhas de trabalho da psicologia.

Ela tem por objetivo ajudar a pessoa a reconhecer interesses, características suas de personalidade (perfil comportamental), fatores de tomada de decisão de modo que ela possa identificar áreas de conhecimentos e profissões que ela se identifique e possa fazer sua escolha profissional para seguir na sua carreira.

Ao contrário de que muitos pensam, a carreira de uma pessoa não é linear e sempre seguindo um comportamento ascendente. Ela reflete a sua dinâmica psico-social, sua jornada de vida, seus ciclos de transformação, mudança, adaptação a suas novas realidades bem como do contexto em que se encontra.

Números Impactantes

Dados de pesquisa feita pela multinacional holandesa Randstad apontam que 24% dos brasileiros trocaram de empregos, sendo que destes, 6% mudaram radicalmente suas carreiras profissionais no ano de 2016.

Já fontes da Receita Federal apontam que, entre 2014 e 2016, 55.402 pessoas declararam saída definitiva do país, o que aponta um crescimento de 81,61% do número de pessoas a deixarem o Brasil, se comparado ao período de 2011 a 2013. Somado a isso, o SEBRAE sinaliza que 11,1 milhões de empresas foram criadas nos últimos 3,4 anos no Brasil

Tendências

E o que estes números revelam? Que cada vez mais brasileiros estão revisitando suas carreiras, seja como CLT, seja tornando-se empreendedores, seja saindo do país para buscarem novas oportunidades no exterior.

E onde entra a Orientação Profissional neste cenário? Entra como metodologia que ajuda pessoas a:

  • Reconhecerem seus talentos, pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças frente ao novo cenário econômico em que se encontram
  • Identificarem áreas de conhecimento, novos formatos de trabalho e profissão a partir deste novo contexto de vida em que se encontram
  • Encontrarem novos motivos para estruturarem suas carreiras (1ª escolha vocacional)
  • Reestruturarem sua fornada profissional (2ª escolha vocacional), com novos sentidos para trilhar planos de ação seja para mudar de área, de emprego, de país, seja para desenvolver um novo negócio.
  • Prepararem-se para aposentadoria, podendo a pessoa, antecipadamente ou mesmo ao serem desligadas neste final de carreira, reconhecer novos interesses seus, novos sentidos para o trabalho em sua vida, de modo a estruturar um novo plano de continuidade da sua jornada profissional, respeitando seu novo momento.

Para quem a OP serve?

Sendo assim, a Orientação Profissional atende os seguintes perfis:

  • Jovens em final do ensino médio focados em sua 1ª escolha vocacional.
  • Jovens que não tenham se identificado com o curso/faculdade/área de conhecimento/mercado de trabalho da sua 1ª escolha vocacional e desejam redirecionar suas carreiras
  • Jovens em final de faculdade que não saibam por onde começar a busca de oportunidades e inserção no mercado de trabalho.
  • Pessoas que já tenham trilhado uma jornada consistente, mas que hoje não estão mais satisfeitas com sua escolha profissional até aqui e querem ressignificar ou mudar radicalmente de área
  • Pessoas que tenham sido desligadas e pediram para sair de empregos formais e identificam no empreendedorismo uma oportunidade para redirecionarem suas rotas de carreiras fazendo algo que mais se identifiquem e conciliando com outras necessidades suas de vida
  • Pessoas que estejam em final de trilha de carreira formal e estão próximas a se aposentarem.

Se você está neste momento se sentindo perdido quanto a que rumo tomar para sua carreira, não tenha medo de buscar ajuda profissional qualificada para que possa otimizar seu processo de reconhecimento de novos interesses, motivos, perfil, critérios de decisão profissional para que possa fazer uma nova escolha consciente.