É muito comum, no cotidiano, observarmos pessoas utilizando estes termos – personalidade, caráter, temperamento – muitas vezes como sinônimos para expressar informações sobre comportamento, jeito de ser de alguém, forma de pensar, sentir e agir. Mas será mesmo que se tratam da mesma coisa? O que estes conceitos têm a ver? É disso que hoje falaremos aqui no blog.
TEMPERAMENTO
Segundo o referencial teórico da TCC (terapia cognitivo comportamental), o termo temperamento se refere aos componentes da nossa base biológica, ou inata. Diz respeito às informações genéticas que herdamos dos nossos pais referentes a características afetivas e volitivas, como o humor, introversão ou extroversão, afetividade, inibição ou impulsividade.
Diz respeito, assim, aos fatores genéticos e hereditários transmitido por nossos pais e antepassados e que chegam até nós via transmissão transgeracional de código genético “printado” em nosso DNA.
Cloninger é um dos autores que propôs a existência de 4 dimensões de temperamento, conforme abaixo:
- EVITAÇÃO A DANO: caracterizada por uma natureza mais esquiva, passiva e tímida, com inibição de comportamento frente à possibilidade de ameaça e/ou frustração. São indivíduos mais cautelosos, planejadores, ou medrosos, tímidos, passivos, ou mesmo pessimistas, que sempre estão empenhando esforços para evitar que algum dano lhes aconteça ou aos que lhe são importantes;
- DEPENDÊNCIA DE RECOMPENSA: caracterizada por uma natureza mais sentimental, emocional, voltado ao apego e empatia. Costumam ser aqueles indivíduos mais calorosos, abertos às interações, afetivos, mas também podem ser aqueles mais conhecidos como “bonzinhos”, numa versão mais submissa e insegura;
- BUSCA POR NOVIDADE: caracterizada por uma natureza exploratória, curiosa, impaciente, impulsiva frente à possibilidade de satisfação. Normalmente vemos estas características em indivíduos mais impetuosos, que adoram novidades, inovações, entusiasmados, extravagantes, que buscam por recompensas e que, em contrapartida, também podem se mostrar mais impulsivos e irritadiços;
- PERSISTÊNCIA: caracterizada por natureza mais determinada, perfeccionista, capaz de persistir por longo tempo dedicada a tarefas de recompensa tardia. São pessoas dispostas a enfrentar desafios com insistência, costumam ser assíduos, seguir normas e regras, determinados, muitas vezes demonstrando rigidez e dificuldades adaptativas.
CARÁTER
Ainda sob este mesmo referencial da TCC, a estrutura de caráter é entendida como o conjunto de componentes aprendidos na nossa história de desenvolvimento, interações com o ambiente e outros seres humanos. São formas de pensar e agir consequentes da nossa experiência e influências de códigos culturais.
Estes componentes aprendidos envolvem nossos valores éticos e morais que exercem total influência sob nosso comportamento resultante e modulam também nossas predisposições biológicas (temperamentais).
PERSONALIDADE
Já o termo personalidade diz respeito ao conjunto de características psicológicas que determinam nossos padrões de pensar, sentir e agir, envolvendo, assim, tanto o temperamento (fatores hereditários / biológicos) quanto o caráter (fatores ambientais / aprendidos). Isto quer dizer que a personalidade é a resultante que envolve tanto aspectos inatos como aprendidos, que são expressos sinalizando o que há de mais marcante no nosso jeito de ser.
A personalidade é uma verdadeira organização de cognições (pensar), emoções (sentir) e condutas (agir) que determinam o comportamento de uma pessoa.
Não há como precisar o quanto de DNA e o quanto de fatores ambientais serão expressos por cada pessoa, uma vez que as diferentes culturas valorizam ou inibem determinados valores, comportamentos e outras questões que interferem no como expressamos nossa personalidade de forma mais espontânea, expressiva ou mais inibida. Além disso, estamos em permanente interação no meio, o que proporciona um grande dinamismo no vivenciar das experiências e desafios de vida, e que também interfere no como expressamos a nossa personalidade em diferentes momentos de vida.
Leia também...
Psicóloga e Coach de Carreira
MAMTRA – Psicologia, Coaching e Desenvolvimento Humano
Psicoterapia, Coaching, Mentoria, Consultoria em Desenvolvimento Humano
Treinamentos, Palestras, workshops, cursos
+55 11 97664-1629
contato.mamtra@gmail.com