A Roda das Competências II

A Roda das Competências II

A ferramenta Roda das Competências é muito útil e poderosa no processo de coaching porque ela permite você entrar em contato o grau de competências e habilidades que você se encontra hoje e com o que você precisa desenvolver para alcançar os seus resultados.

Ela pode ser aplicada de modos diferentes e o que hoje propomos a você é uma Roda de Competências com 8 competências pré-estabelecidas para que você possa avaliar sua expressão e aplicação destas competências no seu atual momento profissional.

A proposta é que você se dê notas de 0 a 10 da intensidade de expressão, ou seja, do quanto você traz e aplica esta competência no seu dia a dia profissional. As 8 competências que são trabalhadas na aplicação da Roda de Competências são:

  1. Empreendedorismo: o quanto você acredita no seu dia a dia colocar em prática sua capacidade de empreender, gerar novas ideias e contribuições, realizar novos projetos ou mesmo inovar.
  2. Comunicação: o quanto você tem sido assertivo na sua comunicação? O quanto você tem conseguido efetivamente conectar e transmitir informações e atingir os objetivos da sua comunicação?
  3. Desenvolvimento de pessoas e orientação para resultados: o quanto você tem alcançado de resultados? O quanto você tem buscado aprender com as pessoas à sua volta?
  4. Inovação: o quanto você acredita ser inovador, gerador de novas soluções e proporcionado de novas ideias e transformações?
  5. Relacionamento interpessoal: como você se relaciona com outras pessoas,familiares, amigos, gestores e atua em equipe?
  6. Criatividade: o que você tem feito para colocar em prática seu lado criativo? O que você tem feito para aprimorar ou mesmo dar cara nova aos seus projetos e encontrar novas formas de fazer?
  7. Liderança de equipes e trabalho: o quanto você se considera líder e exerce a liderança no seu dia a dia? Você tem clareza do que precisa para ser um bom líder? O quanto você inspira e engaja pessoas à sua volta?
  8. Orientação para o cliente: o quanto se cliente e as necessidades dele são prioridade para você? O quanto você se coloca aberto, disponível para entendê-lo e propor soluções para ele que levem-no a satisfação?

Que tal experimentar fazer agora mesmo esta ferramenta e fazer aquele “raio-x” de como estão suas competências e habilidades?