Trabalho com Sentido

Trabalho com Sentido

O que significa Trabalho para você? Qual a relação que você tem com o que você faz diariamente? Você tem clareza do que faz você levantar todos os dias e mobilizar ações para sua vida e carreira acontecerem? Pois bem, a reflexão de hoje é para você que está neste momento procurando estas e outras respostas.

Significado x História

Na Roma Antiga, a palavra trabalho tinha um significado de tortura, castigo, ou qualquer atividade menor importância dentro do referencial daquele período histórico. Nem todos trabalhavam, e isso ainda chega para nós no inconsciente coletivo ou mesmos em atitudes que vemos à nossa volta, de pessoas que estabelecem uma relação sofrida com o trabalho, como algo que precisa ser feito unicamente para sua sobrevivência, que envolve esforço, dedicação, independente de envolver ou não algo que se goste ou ame fazer.

Mas estamos no século XXI, em 2018, e cada vez mais ouvimos, lemos e identificamos pessoas refletindo sobre a importância do trabalho em suas vidas, buscando ressignificar a relação com o ele. O fato é que, cada vez mais, novas formas de trabalho surgem, incluindo mais e mais as diversas formas de tecnologia, mudando a lógica do mercado de trabalho.

Ao mesmo tempo, cada vez mais pessoas estão procurando se conectar uma vida com mais significado, focada em coisas, pessoas, relações e realizações que realmente são importantes para elas, mas também com a possibilidade de contribuir e impactar positivamente, de gerar transformações positivas nas pessoas e no mundo.

Trabalho x Sentido

A verdade é que não existe um sentido único para o trabalho. Seu significado está diretamente atrelado às mudanças, culturas e necessidades de cada período histórico e sociedade. Mas aproveito para fazer um gancho com meu último artigo aqui para você, sobre ciclos de carreira. Perceba que o sentido do trabalho também varia na vida de cada pessoa ao longo dos seus diversos estágios de vida e carreira.

E o que isso significa? Isso traz para nossa consciência que, ao longo da nossa jornada profissional, o sentido do trabalho, sua importância e direção de rota variam, considerando cada experiência vivida, grupamento social que você faz parte, influência de pessoas, família, perdas e conquistas. Assim como suas necessidades também vão se sofisticando fazendo você querer cada vez mais, seja materialmente, seja pessoalmente, experiencialmente, qualidade de vida, etc.

Neste raciocínio, concluímos que buscar estabelecer um sentido para o trabalho é situacional, mas que faz toda a diferença no seu dia a dia, motivação e usufruto de seus talentos. Quando você encontra sentido para o que faz, a sua relação com o trabalho se torna mais leve, com motivos claros do que faz mobilizar energia, disciplina e dedicação todos os dias. Faz você colocar em prática seus dons e talentos, aumentando seu índice de felicidade, realização, impactando positivamente na vida de outras pessoas, na comunidade que você faz parte e gerando contribuições significativas para você, os outros e o mundo.

Pense nisso e responda: Você hoje trabalha por que? Qual o sentido do que você faz todos os dias? Está utilizando seus dons e talentos no que tem feito? Como anda seu índice de felicidade de 0% a 100%? Se precisar de uma ajuda para ampliar o assunto, converse comigo, contrate um coach.