Como hoje vemos no mercado se multiplicar diversos formatos de atuação do coach junto a diferentes nichos de mercado, resolvi trazer um pequeno debate sobre o Coaching para Crianças: será que é possível fazer?
Motivos
Alguns motivos e benefícios que o Coaching para Crianças proporciona:
- Estruturar melhor divisão e gestão do tempo, ajudando a criança a reconhecer tempo que gasta no cumprimento de tarefas importantes da sua rotina: estudar, ir à escola, fazer as tarefas de casa, estudar para provas, descansar, higiene, alimentação
- Estimular a criança a criar uma rotina, como uma rota de ação a ser vivenciada rumo ao seu objetivo (ex: estruturar uma rotina com foco em passar de ano sem ficar de recuperação, deixando claro o que ela precisará para concretizar este objetivo)
- Desenvolver um mindset voltado a aprendizados, entendendo o erro como parte do acertar, como teste hipóteses/possibilidades de caminhos até alcançar melhores resultados
- Provocar ela a refletir sobre consequências de suas escolhas, ações, de modo a contribuir para que ela encontre melhores soluções para situações do seu dia a dia
- Desenvolver maior autonomia, independência, resiliência e senso de responsabilidade na resolução de problemas e alcance de seus resultados.
Coach x Psicólogo x Pedagogo
É muito importante falarmos que o trabalho do coach em nenhuma hipótese substitui o trabalho do psicólogo e pedagogo infantil. É fundamental entender que o trabalho do coach deve caminhar em parceria com o destes outros profissionais, uma vez que cada um tem foco num diferente aspecto do desenvolvimento da criança.
Psicólogos infantis atuam auxiliando a criança e suas famílias com os seguintes objetivos:
- Promover redução de sofrimento emocional frente a eventos traumáticos de vida pessoal ou na sua trajetória escolar
- Reconhecer e tratar quadros de enfermidade psicopatológicos de ordem emocional, cognitivo, comportamental (ex. transtornos de ansiedade, depressão, transtornos de personalidade, transtornos de espectro autista, déficits cognitivos, etc)
- Promover orientação dos pais para realização de práticas parentais positivas e que estimulem o desenvolvimento da criança, sua autonomia, aprendizado positivo, monitoramento positivo.
- Investigar padrões e conexões entre situações, pensamentos, emoções e comportamento da criança e propor trabalho terapêutico de forma a reduzir o sofrimento dela, melhor adaptação a novas situações desafiantes, melhor inserção social e treinamento de habilidades sociais.
- Trabalhar orientação vocacional com crianças (conhecer as ocupações e profissões) e adolescentes em idade de 1a escolha vocacional.
Já o trabalho do pedagogo envolve as seguintes ações na escola e junto a professores e alunos:
- Desenvolver projetos educacionais para promover profissionalização e desenvolvimento dos educadores.
- Atuar como Coordenador, supervisor, liderando sistemas educacionais
- Implementar, planejar, e acompanhar a qualidade e o desenvolvimento do ensino.
- Auxiliar o corpo docente estimulando maior criatividade na aplicação das disciplinas, implementar técnicas de estudo, buscar a integração da escola com a comunidade.
- Organizar os métodos de ensino, estimulando inovação, formação de grupos de professores competentes e motivados e promoção de ensino moderno e referencial.
- Construir e qualificar equipes de ensino.
- Orientar estudantes em processo de aprendizagem, utilizando-se de métodos psicológicos (não restritos à psicólogos) e pedagógicos.
- Promover Orientação vocacional e auxiliar de modo instrutivo e reflexivo jovens na 1a escolha profissional.
Considerações Finais
A partir do que foi pontuado acima, fica melhor entendido o escopo de atuação de cada profissional junto à criança, família e escola. Coaches, psicólogos e psicopedagogos devem cada vez mais conhecer e ter clareza do escopo de atuação de cada profissional de modo a respeitar reciprocamente suas práticas e promover ações conjuntas para potencializar os benefícios, aprendizados e transformações na criança durante seu desenvolvimento.
Coaches podem ser ótimos parceiros dos psicólogos no fortalecer de estratégias e continuidade de treinamento de habilidades sociais, autonomia, independência, atuando no nível mais específico. É importante entender que o Coach deve atuar para potencializar os resultados, promover o poder de ação da criança, mas cabe ao psicólogo cuidar do sofrimento emocional, de questões atitudinais, comportamentais, no sentido de promover saúde psíquica, emocional e melhor inserção/interação social.
Por outro lado, coaches podem ser ótimos parceiros de pedagogos que propõem estratégias de otimização de ensino/aprendizados. O coach atuará no nível específico, gerando metas a partir dos objetivos de aprendizados proposto pela escola e pedagogo, estimulando a criança a realizar pequenas porções diárias de tarefas e comprometimento com seu processo de aprendizado, auxiliando na estruturação de rotina de estudos e incentivando a comemorar cada meta alcançada para promoção de uma criança motivada, resiliente aos desafios da sua jornada de desenvolvimento e escolar
Leia também...
Psicóloga e Coach de Carreira
MAMTRA – Psicologia, Coaching e Desenvolvimento Humano
Psicoterapia, Coaching, Mentoria, Consultoria em Desenvolvimento Humano
Treinamentos, Palestras, workshops, cursos
+55 11 97664-1629
contato.mamtra@gmail.com