EMPOWERMENT: o que é?

EMPOWERMENT: o que é?

Muito ouvimos falar sobre empowerment no mercado de trabalho e da importância de trabalhar isso nos colaboradores e candidatos a oportunidades no mercado. Mas afinal, o que é?

Significados

Empowerment é um conceito bem interessante porque sua definição envolve um olhar multifacetário sobre o mesmo fenômeno. No ambiente corporativo, empowerment significa descentralização de poderes, de forma a otimizar processos, entregas e combater e lentidão de sistemas burocráticos, o que implica numa estrutura menos rígida, menos centralizada e com maior participação dos envolvidos.

Porém no nível do indivíduo, podemos entender o empowerment como empoderamento, ou seja, como uma estratégia de tornar consciente e ativar o poder de ação do sujeito. Isto impacta diretamente no nível de motivação, envolvimento, interesse e participação efetiva da pessoa nas causas, trabalhos e temas que mais a mobilizam, seja na sua vida, seja no ambiente corporativo.

E pensando por um viés mais social, falar de empowerment em contexto de grupos sociais significa reconhecer características identitárias comuns a diferentes sujeitos, mas que, por se reconhecerem pertencentes àquele grupamento, validam-se a si mesmos e aos outros participantes reciprocamente, o que impacta diretamente na potencialização de força política, representativa e social do indivíduo e grupo.

Por que falar de Empowermet?

Hoje, cada vez mais, observamos empresas e organizações as mais diversas buscando profissionais no mercado que se conectem com seus valores, cultura, e, mais do que isso, que tenham clareza dos seus pontos fortes e fracos de modo a promover um melhor processo adaptativo no ingresso destes, mas especialmente, uma maior contribuição deles ao se sentirem pertencentes à esta organização, responsabilizarem-se por entregas e melhorias de processo, assim como fazer parte de processos decisórios de modo efetivo.

Para a empresa, selecionar profissionais que se alinhem ao negócio quanto à valores, propósito, ética, missão, significa colocar em prática duplamente o empowerment. Ou seja, dar maior agilidade aos processos, incentiva colaboradores a contribuírem com melhores e mais assertivas soluções, e ao mesmo tempo ativa nestes indivíduos um senso de pertencimento, de contribuição, de independência e autonomia para atuar, gerar soluções, utilizar seus talentos, o que certamente impacta positivamente na motivação dos mesmos.