Você já parou para observar seu comportamento na hora de gastar seu dinheiro? Como que surge uma necessidade para você gastar? Ela é imediata ou ela é primeiro reconhecida, avaliada para depois ser estruturado critérios de tomada de decisão? Parece complexo falar disso, mas é muito mais simples do que você imagina.
Necessidades x Contemporaneidade
No mundo que vivemos da pós-modernidade, o que hoje chamamos de necessidade é bem diferente do que era para os homens do tempo das cavernas, ou melhor, do início da história da humanidade. Mas isso pode nos ajudar e muito ter consciência destas diferenças.
No princípio, a preocupação da humanidade se restringia a alimentar-se e sobreviver. E isto impactava diretamente na produção cultural e tecnológica, uma vez que para alimentar-nos era preciso caçar ou cultivar na terra e para sobreviver era preciso construir abrigos ou encontrá-los em cavernas. Ou seja, não se precisava de muito (olhando com nossos olhos de hoje) para ter as necessidades atendidas. A tal ponto que dinheiro nem era uma realidade, nem se cogitava em criá-lo. Só mesmo com o advento das grandes navegações, rotas de viagens e comércio de especiarias isso se tornou uma nova necessidade para mediar as relações de troca.
Porém, quando nos deparamos com a realidade que vivemos hoje, com o lidar com o mundo online e offline simultaneamente, facilmente percebemos que só o fato de vivermos em dimensões existenciais simultaneamente nos faz perceber que o número de necessidades se multiplicou. E posso dizer com convicção que infinitamente.
O que é uma necessidade?
Reconhecer o que de fato hoje é uma necessidade é se deparar com este leque infinito de possibilidades. E o que está por trás do que hoje entendemos ser necessidade são DESEJOS e MOTIVOS, muitas vezes INTANGÍVEIS. Quando alguém fala para você “nossa! Preciso super ter um iphone!” O que isso revela de suas necessidades? Revela efetivamente que ter um iphone é imprescindível para sua existência?
Em essência, o iphone é um telefone. Ok, um smartphone, “um telefone inteligente” e que exerce um papel específico: CONECTAR PESSOAS, seja através das ligações, seja das redes sociais, aplicativos, videoconferências, etc. Mas a ESSÊNCIA dele é CONECTAR PESSOAS.
Tendo esta mesma referencia e voltando à pergunta feita, o que de fato nos diz esta “necessidade de ter um iphone” ? Fala somente das vantagens operacionais e tecnológicas do aparelho ou da necessidade que a pessoa tem de fazer parte de um grupo, de uma classe sociedade, de ser reconhecida, aceita, incluída, considerada, vista, além de interagir e relacionar-se de diferentes formas?
Reais Necessidades
Falar sobre gastos e necessidades é muito importante neste nosso cenário. Porque as pessoas estão cada vez mais MENOS ATENTAS às suas REAIS NECESSIDADES. Cada vez mais elas se deparam com um universo infinito de ofertas de produtos e soluções vendidas como “a melhor solução”, como necessidades, como imprescindíveis para uma vida feliz e realizada. E o que isso fala sobre nossa sociedade como um todo? Que cada vez mais nos DESCONECTAMOS DA ESSÊNCIA DAS COISAS, DAS RELAÇÕES E EXPERIÊNCIAS, DA NOSSA ESSÊNCIA, e passamos a cultivar MAIS E NOVAS NECESSIDADES, sem se perguntar muitas vezes “eu preciso disso mesmo? Para quê?”.
Já viveu a situação de entrar numa loja vazia e de repente a loja encher? Já viveu a experiência de você está olhado ou experimentando um item e de repente a pessoa do seu lado dizer “ah eu quero este aqui” e pedir exatamente igual ao que você está pensando em levar? O que isso revela? Pessoas que passam a comprar com impulso e por necessidade de DIFERENCIAÇÃO e POSICIONAMENTO SOCIAL, e não exatamente pelo que precisam efetivamente.
#dicadomamtra
Não é à toda que os consultores e coaches financeiros super divulgam e propagam que, para gastar bem, é preciso conhecer seus hábitos, suas reais necessidades e fazer melhores escolhas, escolhas inteligentes, escolhas conscientes. O Autoconhecimento impacta sim nas suas decisões de compra e/ou investimento financeiro.
Quando você tem CLAREZA dos seus OBJETIVOS de vida e carreira, quando você consegue VISUALIZAR a vida que deseja viver, quem você quer SER, fica muito mais fluido o processo de fazer escolhas. Porque você passa a encontrar REAIS MOTIVOS, REAIS NECESSIDADES dentro do seu CICLO DA REALIDADE, dentro do que VOCÊ VÊ e do mundo que VOCÊ CRIA. E a consequência natural é FAZER e TER o que você precisa, o que de fato faz parte do seu mundo, reforçando assim o seu ciclo de realidade, seja ele de ESCASSEZ, ou de ABUNDÂNCIA.
É isso. E aproveitando a reflexão, fica a dica para você pensar:
- Quais são os meus HÁBITOS DE CONSUMO?
- Quais são as NECESSIDADES que entendo precisar atender?
- Você tem OBJETIVOS DE VIDA e CARREIRA a serem alcançados?
- O que você precisa INVESTIR para SER quem você deseja ser e VIVER a vida que você quer para sua vida?
- Você consegue conectar seus REAIS MOTIVOS E NECESSIDADES às suas DECISÕES DE COMPRA e INVESTIMENTO?
- Você vive no vermelho, você gasta tudo o que entra, ou você guarda algo do que entra / recebe para uso futuro?
- Você em algum momento da sua vida DECIDIU ECONOMIZAR, ESCOLHEU GUARDAR DINHEIRO? Para QUAL FINALIDADE / OBJETIVO / PROJETO?
Espero que estas perguntas possam ajudar você a se conectar mais com o que você DE FATO PRECISA E QUER para sua vida, e assim GASTAR MELHOR, fazendo ESCOLHAS FINANCEIRAS INTELIGENTES.
Leia também...
Psicóloga e Coach de Carreira
MAMTRA – Psicologia, Coaching e Desenvolvimento Humano
Psicoterapia, Coaching, Mentoria, Consultoria em Desenvolvimento Humano
Treinamentos, Palestras, workshops, cursos
+55 11 97664-1629
contato.mamtra@gmail.com