HIPNOSE NO COACHING: pode?

HIPNOSE NO COACHING: pode?

Uma das questões muito levantadas no debate a respeito dos limites e oportunidades do coaching é sobre o uso da Hipnose. É possível utilizar a hipnose no coaching?

A hipnose, como mais comumente é conhecida e assim nomeada pelo médico e pesquisador James Braid (1795-1860),  é uma técnica de indução para um estado de consciência periférica, ou seja, em que o indivíduo, apresenta um rebaixamento de sua atividade volutiva consciente (regras, leis, inibição), e fica suscetível a comandos.

A Hipnose Ericksoniana

Hoje a escola mais difundida de hipnose é a dos teóricos Milton Erickson e Betty Erickson, ou hipnose ericksoniana. Estes autores propuseram o uso desta técnica para facilitar o entendimento de experiências difíceis vivenciadas pela pessoa, a partir de uma conversa mais coloquial ou narração de histórias que façam sentido para o sujeito a ser hipnotizado, numa interação em nível inconsciente. Sendo assim, a proposta da hipnose traz um enfoque terapêutico e voltado ao processamento e ressignificação de experiências.

Exatamente por este objetivo de processamento e ressignificação de experiências e crenças é que uma das metodologias do coaching – o Coaching Ericksoniano – inclui como ferramenta fundamental de transformação do coachee o uso da hipnose ericksoniana.

Neste método de coaching, o coachee é compreendido como sujeito ativo e autorresponsável pelo seu processo de transformação, estando dentro de si todo um sistema repleto de respostas e soluções para os problemas que ele vivencia, para a realidade que ele estrutura e vive.

Uso da Hipnose no Coaching

Neste processo que utiliza a hipnose como ferramenta de tomada de consciência e ressignificação, o cliente é convidado a entrar em contato com estas suas infinitas potencialidades através desta técnica, de modo a criar um estado mental receptivo para que ele perceba-se capaz de solucionar seus problemas, gerar as respostas que busca e promover as verdadeiras mudanças de que necessita.

Este estado de transe hipnótico favorece o acessar de crenças e experiências que estejam contribuindo no momento atual para processos de autossabotagem, paralisia ou esquiva de situações e conquistas por ele desejada, seja qual for o campo de sua vida.

Sendo assim, a hipnose pode ser sim uma ferramenta em processos de coaching, porém não significa que todo coach se apropria dela para auxiliar seus coachees em suas transformação. É preciso que o coach que opte pela inclusão e uso desta técnica esteja devidamente qualificado como coach ericksoniano e/ou especializado em hipnose para que tenha plenas condições técnicas de trabalhar com seus clientes, respeitando-os de forma integral e usando de maneira ética a técnica.

Vale ainda ressaltar que um coach não e melhor nem pior por usar ou não utilizar tal técnica. No universo do coaching são milhares de técnicas disponíveis para os coaches trabalharem com seus coachees. Apenas cada coach decide pelo uso ético de qualquer das técnicas alinhando sua formação, experiência com as mesmas e foco a ser dado para alcançar objetivos específicos dos seus clientes.