Qual deve ser a postura do Coach?

Qual deve ser a postura do Coach?

Esta semana vimos nos noticiários a polêmica acerca da penalização da tenista Serena Williams na final do US Open 2018 contra a Naomi Osaka, em virtude da interferência direta do seu coach indicando para ela o que ser feito durante a partida. E isto nos leva a refletir: qual deve ser a postura do coach com seu coachee?

É um tema muito importante a ser falado, porque existe uma expectativa por parte de muitos que procuram fazer coaching de que o coach(profissional) seja aquela pessoa que mostre e ofereça ao coachee (cliente) o caminho, a decisão a ser tomada, a melhor escolha a ser feita. Mas de fato esta é uma expectativa, um mito a ser quebrado, porque coaches de verdade não “dão o peixe nas mãos do cliente” para saciar pontualmente a sua necessidade, muito menos ele não dá o peixe a cada necessidade do cliente de ser “alimentado”. O trabalho do coach é sim ensinar ele a pescar.

Perguntas Poderosas e Ferramentas

Com isto, é fundamental entender que a postura do coach envolve alguns comportamentos-chave que o qualificam como profissional preparado para cumprir sua missão. Coaches de excelência não dizem ao cliente “faça isto, é a melhor opção”, mas sim direciona perguntas e ferramentas para que o coachee avalie suas perdas e ganhos envolvidas antes de cada processo decisório.

Coaches de verdade praticam a escuta ativa das questões dos seus coachees sem julgamento e com ética. Eles não falam “isto é certo, isto é errado, você está certo, você está errado”. Mas podem propor perguntas reflexivas para que você chegue a conclusões e aprendizados que fazem sentido para você, como por exemplo “você acredita ter sido esta ação/decisão a mais assertiva para você neste momento? Qual resultado alcançou com ela? Era o que estava buscando alcançar? Quais aprendizados você leva para sua jornada daqui em diante rumo ao objetivo que deseja alcançar?”

Coaches efetivamente preparados já vivenciaram o coaching, ou seja, já vivenciaram algum tipo de transformação de vida, carreira, alavancagem nos negócios através do coaching. Isto significa que bons coaches praticam as ferramentas e técnicas que aplicam com seus clientes em suas jornadas pessoais e de negócio,  e sabe qual resultado efetivo elas podem proporcionar.

Coaches que são bem qualificados e treinados apoiam seu cliente a encontrar sentidos, motivos para a construção de suas rotas de ação e para entrar e ação, seja ela de vida, carreira, mudança de mindset, transformação de hábitos, mudança de estilo de vida, metas de negócios, etc. Coaches não dão planos de carreira prontos alegando “este é o segredo para você alcançar seu sucesso”.

Coach de verdade faz você pensar o que você quer para sua vida, o que precisa ser feito para alcançar o que deseja ser/fazer/ter, e se você esta disposto a fazer tudo para tornar este objetivo realidade. Ele apoia, vibra, energiza, inspira, mas jamais decide pelo seu cliente. O processo é do coachee, não dele próprio.

Por isso, pesquise bem antes de decidir quem será o seu próximo coach. Agende uma sessão experimental para que possa perguntar, tirar suas dúvidas e identificar se este profissional de fato é um coach preparado para auxiliar você.