Crenças são pensamentos absolutistas, ou seja, pensamentos que têm peso de verdade e que norteiam nossa percepção de nós mesmos, dos outros, da realidade, do mundo. Também são norteadoras de escolhas, decisões, ações, realizações, senso de felicidade e sentido de vida.
Desenvolvemos crenças por diferentes caminhos de aprendizado:
- CRENÇAS FAMILIARES: aquelas falas e pensamentos parte do nosso contexto familiar, que aprendemos valores e comportamentos a partir da modelagem de nossos pais, cuidadores, familiares;
- CRENÇAS SOCIAIS ou CULTURAIS: são aquelas falas, pensamentos que norteiam comportamentos de grupo cultural, que ouvimos e aprendemos nas interações sociais;
- CRENÇAS PESSOAIS: são aquelas que estruturamos a partir da nossa experiência individual.
Ou seja, desenvolvemos crenças a partir do que ouvimos, observamos, percebemos, sentimos, experienciamos na nossa jornada pessoal e social, ao longo de toda a nossa vida.
CRENÇAS LIMITANTES
Quando falamos de crenças limitantes, estamos nos referindo a pensamentos absolutistas que nos limitam, nos desqualificam, nos paralisam diante do que nos propomos ser, fazer, realizar. Aprendemos elas em ambientes invalidantes, parcial ou integralmente, e que não nos respeitam em nossas necessidades emocionais e direitos.
Estas verdades orientadoras dos nossos comportamentos de forma negativa costumam ter uma sustentação irracional, fantasiosa, ou mesmo se tratar de vozes, falas, pensamentos de outras pessoas que ouvimos e incorporamos. Exemplos de crenças limitantes:
- “Eu sou incompetente”
- “Eu sou infeliz”
- “Você nunca consegue nada”
- “Sou muito velho para começar uma coisa nova”
- “Você é um fracasso”
- “Ninguém me ama”
- “Sempre tem alguém que me engana e quer se aproveitar de mim”
- “Não sou suficientemente bom para essa posição, não vou dar conta dele”
Enfim, a lista seria enorme de pensamentos para exemplificar as crenças limitantes. O fato é que as crenças limitantes, como o nome já diz, limitam o nosso poder de ação, minam nossa autoestima nos desqualificando, e nos paralisam ou mesmo nos fazem esquivar de objetivos, metas que desejamos, porém alimentam nossos processos de autossabotagem.
CRENÇAS FORTALECEDORAS
Por outro lado, crenças fortalecedoras se tratam de pensamentos que potencializam a nossa autoestima, fortalecem nossa auto aceitação, autorrespeito, promovem poder de ação, e nos fazem entrar em ação.
Normalmente aprendemos elas em contextos familiares e sociais validantes, estimulantes em que nos sentimos amados, aceitos, acolhidos, respeitados, orientados, aceitos do jeito que somos.
Quando trabalhamos em coaching ou em psicoterapia a mudança de mentalidade, ou seja a construção de repertório de pensamentos e comportamentos saudáveis, procuramos provocar o cliente a entrar em contato com suas evidências de realidade para que possa estruturar pensamentos realistas saudáveis. Alguns exemplos de crenças fortalecedoras:
- “Eu consigo, é uma questão de treino”
- “Tudo bem não estar bem”
- “Desconectar para reconectar. Após descanso e diversão, retorno às atividades produtivas de forma muito mais criativa.”
- “Tempo é valioso, é prioridade”
- “Eu mereço”
- “Eu sou digno(a)”
- “Eu sou capaz”
E para fechar esta reflexão hoje, vou deixar uma dica para você colocar em prática e reconhecer suas crenças:
- Observe-se no seu dia a dia e comece a registrar os seus pensamentos e o que eles falam de você e como interferem no seu comportamento;
- Quais emoções eles ativam em você?
- Como você age a partir destes pensamentos e emoções?
- Estes pensamentos são seus ou você incorporou de outras pessoas?
- Quais experiências podem ter contribuído para estas crenças limitantes que reconheceu?
- Quais evidências você encontra na realidade de que são realistas estas crenças?
- Quais pensamentos alternativos saudáveis e realistas você consegue estruturar para despotencializar suas crenças limitantes.
Pratique e sentira você mesmo os resultados que este pequeno exercício proporcionará na sua mudança de mentalidade sobre você, as outras pessoas, sobre o contexto e sobre seu poder de ação.
Leia também...
Psicóloga e Coach de Carreira
MAMTRA – Psicologia, Coaching e Desenvolvimento Humano
Psicoterapia, Coaching, Mentoria, Consultoria em Desenvolvimento Humano
Treinamentos, Palestras, workshops, cursos
+55 11 97664-1629
contato.mamtra@gmail.com