Muitas pessoas me procuram angustiadas por se darem conta que a trajetória que trilharam até aqui não está mais sendo motivo de felicidade. E muitas chegam bastante sofridas por não saberem por onde começar ou mesmo o que fazer para que sua carreira seja motivo de grande realização.E eis que vem a uma pergunta em sua mente: “Mas como eu posso definir uma nova rota de carreira?”
É com o objetivo de ajudar você que escrevo este artigo, para inspirar você a refletir mais, buscar novas respostas e encontrar dicas úteis para continuar seguindo em frente.
Por que o Coaching pode ajudar?
O Coaching é uma ótima ferramenta para fazer você entrar em contato com MOTIVOS que o fizeram trilhar a jornada que já fez. Perguntar-se o que houve no meio do caminho, o que mudou para que hoje não esteja satisfeito com sua carreira. Ajuda você reconhecer o seu momento atual e, a partir de quais situações, momentos de vida, ele se estruturou, é o primeiro passo para construir uma nova rota.
Ter CLAREZA do seu ESTADO ATUAL é fundamental para que você, em seguida, possa exercitar a VISUALIZAÇÃO e buscar estruturar qual ESTADO DESEJADO você quer para sua vida e carreira daqui para frente, daqui a 1, 5, 10, 15 ou 20 anos. Você tem liberdade para enxergar aquilo que fizer sentido para você.
Neste primeiro passo de identificação do seu estado atual, é fundamental que você estruture a sua LINHA DO TEMPO, com marcos importantes da sua vida e carreira, que certamente servirão de dados para ligar pontos do que você teve de aprendizado até aqui, o que poderá levar consigo e o que procurará dar uma cara nova ou mudar radicalmente.
Autoconhecimento
Mas aí vem outra pergunta: “E se eu não consigo pensar em nada? Se eu não consigo me ver fazendo outros caminhos? O que posso fazer?”. Você conseguindo ou não enxergar de imediato um novo cenário, o que você quer SER daqui a um tempo, é fundamental que você faça um trabalho de AUTOCONHECIMENTO, de aprofundar e debruçar-se para “re-conhecer” seus TALENTOS, DONS bem como seus SABOTADORES e PONTOS DE MELHORIA.
Quando você aprofunda seus conhecimentos sobre seus dons e talentos, reconhece seus sabotadores, limites e pontos de melhorias, quando você genuinamente ACEITA VOCÊ MESMO em toda a sua humanidade e passa a FOCAR NO QUE VOCÊ SABE FAZER DE MELHOR, no que você “MANDA BEM”, você começa a se conectar com novas ideias sobre o que SER e FAZER para sua vida e carreira.
Valores e Propósito
É muito importante conectar-se com aqueles seus valores que são inegociáveis, porque eles muito falam de você. Eles mediam todas as suas decisões, sejam as já tomadas e as que ainda estão por acontecer. Reconhecer seus valores é fundamental para conectar-se com sua ESSÊNCIA.
E para que você possa realmente buscar SENTIDO para sua vida e carreira, esta conexão com a essência é crucial. É ela que faz você recordar e/ou estruturar sonhos, projetos, conectar-se com o seu jeito de ser, reconhecer sua espontaneidade que, muitas vezes com o passar do tempo, você vai esquecendo ou deixando para trás no meio do caminho.
Entrar em contato com sua criança interior, com sua essência, com seus valores, com quem você é de fato levará você “re-conectar-se” com seu PROPÓSITO, com o seu papel no mundo, com o sentido da sua vida. Quando estamos conscientes disso, a escolha de uma área, posição ou tipo de trabalho se torna consequência natural, pois isso – o trabalho – se torna meio e não fim da sua existência. Isto faz abrir janelas, oportunidades e multiplicar as suas possibilidades de realização.
Criando uma nova Rota de Carreira
Uma vez que você tenha passado e aprofundado estas reflexões, encontrado respostas com novos sentidos para você, aí chega a hora de estruturar sua NOVA ROTA DE CARREIRA. Para facilitar, deixo para você mais esta #dicadomamtra com perguntas-chave para pensar e estruturar a sua nova rota:
- O QUÊ: qual curso / área / mudança / objetivo de carreira?
- POR QUÊ: objetivos e motivos de seguir por este caminho?
- COMO: quais cursos, estágios e possíveis trabalhos / posições para alcançar seu objetivo de carreira / vida? Converse com pessoas que já são da área, faça “freelas” ou mesmo estágios para ver na prática se você se reconhece atuando no que pretende.
- PARA QUEM: quem você deseja realizar / satisfazer? Quem ficará feliz com suas conquistas?
- ONDE: onde serão feitos os cursos / qualificação / onde trabalhar?
- COM QUEM?: quem estará envolvido na sua formação / qualificação / equipe, etc?
- QUANDO: qual a duração destes passos de carreira, uma média aproximadamente?
- QUANTO: quanto você precisará investir (cursos, intercâmbios, línguas, estágios, etc) para tornar esta rota realidade?
Espero que estas dicas possam ajudar você a pensar mais sobre sua carreira e, se precisa de ajuda, é só entrar em contato pelo contato@mamtra.com.br. Contratar um coach para ter apoio profissional fará toda a diferença nos seus projetos e resultados.
Leia também...
Psicóloga e Coach de Carreira
MAMTRA – Psicologia, Coaching e Desenvolvimento Humano
Psicoterapia, Coaching, Mentoria, Consultoria em Desenvolvimento Humano
Treinamentos, Palestras, workshops, cursos
+55 11 97664-1629
contato.mamtra@gmail.com