Quais os questionamentos mais recorrentes sobre carreira?

Quais os questionamentos mais recorrentes sobre carreira?

O que leva alguém a procurar um coaching de carreira? Que tipo de questionamento costuma acontecer para pessoas que se percebem vivenciando uma crise de carreira? Vamos falar hoje sobre os mais recorrentes questionamentos que chegam a nós coaches.

Questionamentos

Eles podem começar a acontecer na sua cabeça aos poucos, a partir de sequências de situações de carreira ao longo da sua jornada, ou podem vir como que em efeito “avalanche”, num momento de vida em que você se percebe dizendo “não aguento mais tudo isso.”

Mas muitas pessoas ainda que se reconheçam em sofrimento, frustradas, ou fracassadas, ainda assim podem ter dificuldades em reconhecer o que está por trás disso. Daí listei alguns dos questionamentos, em forma de afirmações que ouço ao longo da minha jornada como coach e psicóloga, mais recorrentes em pessoas que se percebem em crise de carreira:

“Eu me sinto o tempo todo cansado. tenho dificuldades para dormir. Sinto que não quero levantar da cama e muito menos ir ao trabalho.”

“Não vejo mais sentido no que faço.”

“Estou vivendo uma vida que não me faz feliz. Não aguento mais.”

“Se eu pudesse, jogaria tudo pro alto e começaria tudo de novo, mas diferente, a começar pelo meu trabalho.”

“Cansei de trabalhar para os outros e viver para pagar contas. Será que é possível viver uma vida diferente disso?”

“Não queria chegar a esta altura da minha vida fazendo as mesmas coisas de sempre. Me sinto perdido, não sei por onde começar.”

“Escolhi esta carreira porque é de prestígio, dá dinheiro. Mas não sou feliz. E agora?”

“Eu me imaginei lá atrás numa outra situação financeira, em cargos melhores, como uma referência de sucesso. Onde foi que eu errei?”

“Às vezes acho que nem sei mais quem sou. Persegui tudo o que planejei. Realizei muitas coisas. Mas parece que tudo perdeu o sentido e não sei como continuar. O que preciso fazer para resolver isso?”

Sintomas

Estes questionamentos de forma muito recorrente acontecem associados a alterações de humor e diversas enfermidades. Pessoas em crise de carreira alegam ter um ou mais sintomas abaixo associados aos seus questionamentos:

  • Apatia, falta de energia, cansaço extremo
  • Queda de produtividade, dispersão, perda de foco
  • Falta de prazer com as coisas que faz e relações
  • Dificuldades de sono: insônia ou sono em excesso
  • Gastrites e outros problemas gástricos/intestinais
  • Crises de Ansiedade, Pânico
  • Depressão e outros transtorno de humor

Motivos para mudar

Costumo sempre dizer que nosso engajamento, adesão, comprometimento e empenho para buscar qualquer mudança e transformação de vida, saúde, carreira, relacionamentos e outras esferas, acontecem quando temos clareza dos motivos que nos incomoda, nos faz perder o sono, nos adoecem, ou mesmo nos faz entrar em conflito consigo mesmo, com os outros e/ou com os ambientes e organizações que fazemos partes.

Para chegar a estes motivos e concretizar os ajustes de vida e carreira necessários para viver uma vida mais feliz e equilibrada, primeiro você precisa estar disposto, interessado, comprometer-se e, mais do que isso, querer se questionar, ampliar sua percepção sobre sua vida e carreira, servindo-lhe o coach como profissional facilitador e apoiador deste processo.

Pense nisso e reflita sobre os seus motivos. Se achar que faz sentido pedir ajuda profissional, faça isso. Não abra mão do maior e melhor investimento que você deve fazer: a sua vida.